• Antonio Sergio

As melhores dicas para reformar seu novo apartamento.

"É comum queremos deixar um imóvel com a nossa cara após a compra, mas para que isso aconteça existem algumas regras importantes a serem seguidas..."

Burocracias:

Comece com um planejamento detalhado:

Antes de iniciar qualquer construção ou reforma, é necessário que o processo esteja bem planejado, por tanto é essencial definir coisas como quais serão os serviços realizados, pesquisa de preços e orçamento disponível, quantidade de prestadores deste serviço que serão necessários e em quais dias o serviço pode ser feito, material necessário, documentos e prazo de entrega. Tendo estes itens devidamente planejados com antecedência, a obra corre menos riscos de imprevistos e mudança drástica de orçamentos. 

Desta etapa, a pesquisa de preços pode ajudar e muito na escolha dos fornecedores de materiais e a ter um controle mais rígido do orçamento da reforma, evitando gastos excessivos e desnecessários.


Não esqueça das autorizações e documentos necessários para que a reforma aconteça!

A parte burocrática é extremamente importante na hora de fazer uma reforma, portanto, antes de iniciar qualquer trabalho no apartamento, é necessário estar com tudo em dia: documentos, plantas e autorizações! Por isso, é necessário atentar-se a três pontos:

Autorizações:

Primeiramente, é preciso consultar se serão feitas obras elétricas ou hidráulicas, abertura ou fechamento de espaços, demolição de paredes, etc… Para que isso aconteça, é necessário um Registro de Responsabilidade Técnica, isso significa que um arquiteto ou engenheiro que tenha conhecimento técnico terá que registrar o que será feito na obra e se o planejamento é viável. 

Norma Técnica:

Deve-se atentar sempre as normas técnicas, previstas na Norma de Reforma ABNT - NBR 16.280/ 2015 

Normas internas:

O condomínio pode ter regras internas relacionadas a reformas, como horários, autorização de entrada de pessoal e material, alteração de fachada, entre outras. Por isso, o síndico deve ser avisado com antecedência da reforma e deve passar as orientações e regras para o morador.


Atenção à planta!

Às vezes o plano de reforma não é tão complicado e não exige muito gasto, pessoal e material, podendo ser apenas a colocação de um armário, porém um momento de desatenção à planta pode causar o rompimento de um cano ou danificação elétrica, o que irá prejudicar o orçamento, aumentar o tempo de reforma e causar muita dor de cabeça, portanto, tenha sua planta em mãos o tempo todo!

Além disso, é importante também ouvir os profissionais! Sabemos que às vezes o morador quer fazer mudanças específicas no apartamento, de acordo com seus gostos pessoais e se frustra quando um profissional diz que alguma mudança é inviável, porém essa voz profissional pode evitar muitas dores de cabeças futuras!

Tendências e decoração:

Agora que as burocracias já estão resolvidas, é o momento de focar em como finalizar e decorar o seu apartamento reformado! E aqui estão algumas dicas importantes:

Iluminação é importante!

Ao reformar  e decorar um apartamento, é necessário se lembrar da importância de ter uma boa circulação de ar e iluminação! Antes de decorar, reflita alguns pontos: a iluminação desejada é natural? Se sim, procure usar móveis que não fiquem em frente de janelas e sacadas.

A iluminação escolhida é ideal para o cômodo? Às vezes, uma iluminação errada pode apagar um ambiente. Escolha pontos estratégicos de iluminação para seu apartamento, como por exemplo uma luz para destacar obras de arte e decoração, ou uma luz amarelada para tornar um ambiente confortável e aconchegante.

Não se prenda a tendências passageiras!

As fotos e dicas de decoração do Pinterest são muito bonitas, mas é importante pensar a longo prazo para não se arrepender! Portanto, pense se a longo prazo, reflita se a mudança feita será prática e não só estética. Por exemplo, para pisos e revestimentos é sempre ideal manter-se prático e neutro, para que no futuro não seja necessário uma grande preocupação com novas reformas. 

Para mudanças drásticas, é interessante o uso de papel de parede ou adesivo de revestimento, pois estes poderão ser facilmente removidos ou substituídos de acordo com a mudança desejada!

Escolha de móveis e decoração!

Muito cuidado na hora da escolha de seus móveis. Lembre-se sempre de escolher móveis na medida certa. Móveis grandes podem até ser bonitos ou confortáveis, mas é importante verificar se eles irão passar pelas entradas do condomínio e apartamento e, claro, lembrar de deixar espaços de circulação grandes o suficiente para que não haja esforço ao caminhar pelo cômodo.

A decoração certa pode trazer uma impressão diferente ao seu apartamento, por exemplo, se o seu espaço é menor, cores mais claras podem fazer com que ele aparente ser mais amplo! Por isso, é necessário pensar muito bem na decoração de acordo com as características do seu apartamento! 

Gostou dessas dicas? Então fique atento e acompanhe nosso blog para mais!


Fonte: https://remconstrutora.com.br/blog/as-melhores-dicas-para-reformar-seu-novo-apartamento?fbclid=IwAR1856Oepl2OZ8YKF-wMccOnrBYjTlNASktmhSJZMIPOxTx-WAEV21cStKc

8 visualizações0 comentário