• Antonio Sergio

Corretor de Imóveis ou Assessor de Investimentos Imobiliários?


A recessão econômica que vivenciamos só não está mais aguda graças ao mercado imobiliário, que está servindo de alicerce para economia brasileira. Na contramão dos fechamentos de postos de trabalho no mercado, os setores relacionados ao mercado imobiliário, como construção civil, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, contadores e especialistas imobiliários estão contratando. Corretor de imóveis

Mas a que se deve esse fenômeno, se assim podemos intitular o bom momento vivido pelo ramo imobiliário? São diversos fatores que convergiram em um só momento. O mercado imobiliário já estava passando ou começando a passar em algumas localidades por um aquecimento, a pandemia somente potencializou, haja vista os mecanismos de incentivo do governo para fomentar, que vão desde juros a níveis históricos mínimos a programas especiais de habitação (Casa Verde e Amarela).

O principal fator que hoje é apontado pelos especialistas como mote para investimento em imóveis é a desvantagem de aplicações bancárias remuneradas a taxa inexpressiva e a instabilidade vivida pela bolsa de valores e economia mundial.

E se me perguntassem hoje, é o momento para investir em imóveis? A resposta é clara, sim. O imóvel é um investimento seguro e que tende a uma valorização natural. Esse aumento do preço do imóvel pode ser visualizado sob duas vertentes, a primeira relativa ao núcleo urbano em que está inserido, pois a escolha de uma localização estratégica é crucial para o sobrevalor do imóvel. Corretor de imóveis

E existe uma outra, que é a valorização diante do aumento da matéria-prima da construção civil, tendo em vista o custo do cimento e ferro por exemplo, que subiram exponencialmente nesse ano,verificando-se que uma casa que foi construída pelo valor “X” não se constrói atualmente por esse “X” mais atualização monetária e inflação.

E como saber se o investimento no mercado imobiliário é uma boa oportunidade? Através do corretor de imóveis! É o corretor que conhece a fundo a realidade imobiliária de uma localidade e suas peculiaridades. Dentro de uma mesma cidade a depender da região muda drasticamente a realidade e opções de investimento.

O corretor de imóveis é um profissional que deve ter conhecimento de várias áreas, como engenharia, investimentos, economia, direito, matemática financeira, cartórios, arquitetura, conhecimentos gerais, entre outros. O profissional que atua no mercado imobiliário como corretor de imóveis na verdade presta uma verdadeira assessoria imobiliária e financeira, uma vez que ao apresentar um imóvel ou projeto para investidores deve analisar desde a matrícula dos imóveis (riscos) até conjecturas improváveis que poderiam afetar a expectativa do cliente das duas pontas, seja o vendedor ou comprador/investidor, que não necessariamente devam ser assistidos pelo mesmo corretor.

Por isso prefiro ao falar do corretor de imóveis falar de um assessor de investimentos imobiliários, uma vez que deve dominar diversas áreas de conhecimentos para levar a solução ao cliente, e justamente por isso, a ideia que o corretor de imóveis apenas vende, administra e avalia imóveis é ultrapassada. O mercado evolui e se transforma numa velocidade impressionante com diversos novos mecanismos de obtenção de renda, como sociedade em conta de participação, airbnb, multipropriedade, compras compartilhadas, sociedade de propósito específico e outros.

Gostaria de registrar minha homenagem e carinho aos corretores e corretoras de imóveis de Presidente Prudente e do oeste paulista, assim como parabenizá-los pelo seu dia, que foi comemorado ontem (27/08). Os corretores estão trabalhando muito nessa pandemia e muitos não vislumbram como fizeram e fazem a diferença, principalmente nas renegociações de aluguéis, fazendo com que locador e locatário chegassem a um acordo. Desta forma, ajudaram a manter postos de trabalho com a continuidade de diversas empresas que não fecharam as portas graças à renegociação ao recebimento do aluguel pelo proprietário que muitas vezes tem como principal ou única fonte de renda a locação.

Valorize os profissionais que trabalham como corretores ou assessores no mercado imobiliário, pois é uma profissão séria que demanda qualificação e tem como grande vocação transformar sonhos em realidade.

Autora : Bruna Melo


Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/corretor-de-imoveis-ou-assessor-de-investimentos-imobiliarios/

7 visualizações0 comentário